Normalmente, só ouvimos falar sobre os aspectos positivos da meditação, mas nesse livro em formato de e-book, 30 dias de meditação numa selva na Tailândia – e as consequências dessa traumática experiência na minha vida, Amandina compartilha sua experiência num retiro de longa duração em 1998, cujo resultado foi bem diferente.
Durante esse período, em total silêncio (nada de conversas, de sorrisos ou de troca de olhares, por exemplo, e no livro você entenderá por quê) no meio do nada no norte da Tailândia e na companhia do professor de meditação budista Vipassana e mais nove meditadores, vivenciou pânico, alterações de percepção e dificuldades para lidar com as descobertas internas que só um mergulho nesse nível permite, aliados a uma grave deficiência nutricional.
Foram anos para se recuperar física e psicologicamente e outros tantos para conseguir colocar todas as vivências no papel. Aos poucos, com ajuda da internet, foi encontrando histórias similares de pessoas que participaram de retiros intensivos, na mesma linha, a partir de dez dias – algumas até mais traumáticas que a dela.
Essa narrativa não tem o foco de desmerecer a prática de meditação longa (seu relato, assim como o de outras pessoas que tiveram problemas, não reflete a maioria), muito menos a regular, sistemática e por períodos curtos. Sua experiência nesse retiro incluía mais de 10 horas diárias de prática de meditação Vipassana sentada e andando por 30 dias ininterruptos. Esse impacto é bem diferente.
Falar sobre isso é mostrar um lado que muitas pessoas não conhecem até os dias de hoje – como ela não conhecia naquela época – e se surpreendem quando ela conta e também alertar para que, ao optar por viver algo com esse nível de mergulho interno, que o(a) praticante saiba onde está pisando e as possíveis consequências – que podem incluir aspectos negativos também.
O antes, o durante e o depois dessa vivência
O que aconteceu antes de Amandina se decidir por vivenciar essa experiência? Por que ela fez essa escolha? Como foi chegar até aquela clareira no meio de uma selva no norte da Tailândia? Quem era seu professor? O que aconteceu durante o retiro? Como foi sua caminhada depois que deixou o acampamento e a Tailândia? Tudo isso ela conto com toda a honestidade nas páginas desse e-book em formato PDF, dividido em capítulos com algumas fotos para ilustrar o ponto tratado.
Como adquiri-lo
Preço: R$ 19,00
Número de páginas: 152 (formato 14,8 x 21 cm)
Para adquiri-lo:
- Faça um PIX para contato@amandinamorbeck.com.br (Banco Sofisa)
- Envie mensagem para o e-mail acima com o comprovante
- Confirmado o depósito, você receberá o arquivo em seu e-mail para fazer o download
Por que e-book e não livro impresso?
- Porque o custo para o leitor é bem mais baixo, pois não há gasto com impressão nem com frete.
- Por não utilizar papel, esse formato é mais amigável em relação ao meio ambiente.
- Porque o tempo de espera entre a compra e a entrega é muito pequeno. Pagando com cartão de crédito ou de débito, são alguns minutos entre o clique de finalização da compra e o recebimento do arquivo do e-book; se a escolha for por boleto, geralmente a compensação do pagamento leva apenas um dia.
- Porque é muito fácil ser levado e lido em qualquer lugar, bastando um smartphone, um tablet, um notebook ou similares.
- Porque sou leitora voraz e esse é meu formato preferido há anos e com cada vez mais pessoas optando por esse formato.
- Porque com o arquivo em mãos, o leitor que gostar muito de ler no papel pode imprimi-lo e curtir a leitura do seu jeito com um custo inferior e com quase zero de espera.
Mas e a pirataria e o compartilhamento do arquivo, me perguntam? Bom, mesmo livros impressos podem ser fotocopiados ou escaneados, então essa questão fica realmente a cargo da consciência e da ética do comprador. Prefiro acreditar no lado positivo do ser humano e facilitar para que mais pessoas adquiram meu livro.
Amostra de algumas páginas
Depoimentos de leitores(as)
“Apesar do formato ser uma ‘novidade’ para mim, devorei o livro em meu smartphone, no tablet e no computador do trabalho. Me senti como no agradável e muito aberto bate papo com você. Seu texto é fluido, envolvente e o conteúdo, um alerta de grande importância. Me sinto mais próximo de você. Obrigado por compartilhar.” (Rodolfo Zimmer, produtor executivo)
“Devia estar tirando um cochilo pra encarar mais uma noite no hospital com minha mãe. Devia. Pensei: vou ler umas letras pra convidar o sono e… foram duas horas de leitura, assim, tipo de um fôlego só, porque não tem como parar. Que narrativa! Instigante, sofrida e ao mesmo tempo tão lúcida e corajosa. Eu, se fosse você, lia. Grata, Amandina! Quero mais!” (Solange Hette, jornalista)
“Concluí a leitura hoje e adorei. Já tinha muita admiração por sua coragem; agora, a admiração aumentou ainda mais. A leitura me fez viajar com você. As mudanças normalmente nos assustam e você as define como uma parte de você, me fazendo pensar na nossa fragilidade como seres humanos. Senti o quanto importante é para nós termos alguém para nos estender a mão e no quanto precisamos uns dos outros e que o conhecimento é nosso maior aliado. Obrigada por sua inteligência emocional. Ao expandir a sua vivência, por sua vez estendeu sua mão e nos ajudou a pensar nas decisões que tomamos na vida. Fico feliz pelos outros livros que virão. Obrigada!” (Sonia Verri, bancária)
“Excelente relato, Amandina. Sua coragem e seus questionamentos são muito pertinentes. Sempre digo que tudo é equilíbrio e seu relato comprova isso. Parabéns pelo livro!” (Carla Beschizza, engenheira)
“Superindico. Parabéns, Amandina, trabalho maravilhoso! Já adquiri o meu.” (Claudia Galvão, professora)
Veja outras publicações aqui.